SEMELHANÇAS ENTRE O SÉCULO I E O XXI
O capítulo 11 de I Coríntios é, em minha opinião: difícil de interpretar; fala da maior e mais maravilhosa verdade espiritual: o sacrifício de Cristo por nós; ensina que o Culto na Igreja deve ter decência, ordem e respeito; fala do relacionamento entre as pessoas numa Igreja… Enfim, é um capítulo riquíssimo, e dele quero destacar o versículo 20: “Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis”.
A nota explicativa da Bíblia Anotada diz sobre isto o seguinte: “os cristãos junto com a Ceia celebravam uma festa do amor cristão, aonde havia uma refeição comunitária, , envio e recebimento de comunicação com outras igrejas, e uma coleta de dinheiro para órfãos e viúvas. Aparentemente em Corinto, alguns dos membros mais ricos da igreja estavam comendo tudo antes dos mais pobres chegarem”. Agora você pode ler e entender os versículos de I Coríntios 11: 17 a 19 e 21 e 22.
O que há de comum com este evento tão próprio daquele período do 1º Século do Cristianismo com o Cristianismo do Século 21?
Na mesma medida em que os cristãos de Corinto se reuniam pensando em si, em satisfazer seu ego; esta também é a procura mais comum no Cristianismo do Século 21: a música que agrade a mim, o culto no horário que eu quero, o pregador no estilo do meu gosto, a igreja do meu perfil…
Nossos anseios pessoais não podem tirar o foco de nossa reunião espiritual, que é a Deus toda a Glória, amém?